Qual é a raça de cachorro ideal para quem mora em apartamento?

Então você está doido para pegar um cãozinho e fica com aquela pulga (sim, um trocadilho) atrás da orelha: será que tem problema ter um cão no meu apartamento? A resposta, na verdade, é bem simples: depende do cão.

Muita gente acha que um apartamento não é lugar ideal para um cachorro, imaginando que o ideal sempre é ter um quintal enorme para que se possa correr e brincar. Na verdade, não é bem assim. O ambiente ideal para qualquer cão é um lar com amor, carinho e cuidado. Um apartamento pode ser um excelente lugar para um cachorro viver, mas para isso você deve estar atento a algumas questões.

Primeiro: tamanho não é documento! Ser de pequeno porte não faz com que o cão se sinta mais confortável em lugares fechados e pequenos. Importante é prestar a atenção em quatro fatores:

  • Algumas raças são mais ansiosas do que outras e isso acaba se manifestando de forma negativa quando o cão fica muito tempo num mesmo lugar. Ele vai ficar entediado e começar a roer móveis, sapatos e pode acabar se machucando de tanto se coçar. O cão ideal para um apartamento é mais calmo e mais tranquilo;
  • Atenção para o latido! Algumas raças latem menos do que outras, seja de felicidade ou por estresse. O cão ideal para apartamentos, portanto, é o de uma raça que lata menos;
  • A independência do cão é importante nesse caso. Um raça que tenda a ser mais carente e dependa mais de companhia pode sofrer de depressão ao ficar muito tempo sem o dono no apartamento mesmo tendo outros cães ou animais para lhe fazer companhia;
  • O metabolismo das raças é diferente. Por incrível que pareça, algumas raças são mais ativas durante o dia e outras à noite. Para quem mora em apartamento e passa a maior parte do dia fora de casa, o ideal é ter um companheiro canino que seja mais ativo quando você chega. É ótimo para dar aquela alegria quando voltamos do trabalho!

Com isso, podemos citar algumas raças que atendem a essas características. O Maltês, por exemplo, tende a se adequar bem ao ambiente e a rotina de seus donos, é bastante inteligente e afetuoso. Já o Pug é só alegria para a família. Cão muito dócil, raramente late, não costuma estranhar visitantes e é bastante tranquilo. Atualmente, o cachorro favorito dos “apartamentos” é mesmo o Bulldog Francês, mas isso não é sem razão. Esse cão de pequeno porte é fiel, muito elegante e sua resistência faz com que seja uma excelente companhia para crianças.

Para provar que não são apenas os cães de pequeno porte que se adaptam bem em apartamentos, o Golden Retriever é uma excelente opção também. Excelente se você tem outros animais no apartamento, inclusive gatos, pois são muito amáveis e pacientes, além de inteligentes e independentes. Por fim, vale a pena ressaltar: escolha seu cão pela afeição e empatia! A ligação entre você e seu filho de quatro patas é mais importante do que qualquer outra coisa.

Qual a sua raça favorita? Conte pra gente!

PET DO MÊS

Ninna
Confira a nossa estrela do mês!
Veja todos

LATIDOS