Qual a forma correta de transportar meu cachorro no carro?

A cena já apareceu em muitos filmes e séries de TV: um cachorro feliz e alegre com o rosto ao vento, enquanto seu dono acelera por estradas lindas ladeadas por vegetação verdejante. Só tem um problema: essa prática é totalmente proibida pelo Código Nacional de Trânsito que, no artigo 235 veta o transporte de animais na parte externa do veículo.

Caso o filhotão seja pego à sua esquerda ou entre os braços e pernas, você perderá 4 pontos na carteira e ainda terá que pagar multa de R$ 85,00. Lembra a cabeça para fora do primeiro parágrafo? Configura infração grave. O condutor perde 5 pontos na carteira e multa de R$ 128,00.

Mas então, como fazer para nosso filho de quatro patas curtir a viagem que faz com a família? Você tem duas alternativas, basicamente.

A primeira são as caixas especiais, de transporte, que permitem alguma ventilação mas deixam os cães maiores sem muitos movimentos. São mais indicadas para cães de raças menores como Yorkshire e Chiuaua e têm como vantagem o fato de poderem ser reutilizadas em transporte aéreo.

Outra interessante dica é a utilização de cintos de segurança especiais para cães. Estes vão deixar o seu melhor amigo mais livre e solto para interagir com você, as crianças e, claro, a paisagem que vai passar pela janela. O investimento é só um pouco maior, já que são mais caros do que as caixas, na média.

Bom senso também é importante Mas, de nada vale seguir as regras de trânsito se você não utilizar o bom e velho bom senso na hora de viajar ou simplesmente passear com o seu cãozinho. Algumas dicas fundamentais:

1 – Evite provocar excitação ou stress antes do passeio começar. Brincadeiras de contato, “corrida atrás da bolinha” e demais atividades podem elevar o “ânimo” do animal, tornando difícil o seu transporte

2 – Número 1 e número 2 devem ser providenciados caso a viagem vá demorar algumas horas. Programe também paradas sincronizadas com o hábito do seu filhote!

3 – Música alta também não combina com um passeio na companhia do seu melhor amigo. Procure colocar no sistema de som do seu carro, faixas mais tranquilas!

Mais alguma dica ou ideia? Estamos esperando os seus comentários!

PET DO MÊS

Ninna
Confira a nossa estrela do mês!
Veja todos

LATIDOS